4.10.08

Olhe

Não que fosse um sonho de infância. Queria ser bombeiro. A pintura surgiu ocasionalmente, em um anúncio no jornal do governo. A arte nunca me havia inspirado admiração, nem ao menos desprezo. Eu entendo, hoje, sua essência.

A carteira é assinada, e o pagamento, insignificante. No entanto a obra, ah...a obra!, esta permanece viva nos destinos e nos caminhos do passante. Em meio à selva de concreto, as luzes piscam freneticamente como guias a apresentar as telas e esculturas de um museu. E os mais velozes param, diariamente, estarrecidos, a observar a arte ante seus olhos.

A obra não é original, é o pós-moderno: nós a resgatamos, dia após dia, universalmente. A Vida, então, vem, invade violentamente os espaços, e o Tempo, sempre soprando, tenta apagar a História. Sou chamado, então a renovo, as cores, os traços, tudo...É a primeira vez. Novamente.

E aquele contraste...! É o grande Tratado da Civilização. O fruto das Revoluções. Da Inglesa, da Francesa, da Industrial. A Amante Futurista, velocidade e progresso. O Positivismo impresso a tinta, em linhas, ordem e progresso. A arte urbana, concisa, precisa, nunca reconhecida, sem prêmios ou menções honrosas. Pintura marginal, expressão de uma cultura civilizada. Exclusão.

Em letras, apenas um conselho amigável: “OLHE”. E então podes atravessar a faixa de pedestres.

(6º lugar no concurso de literatura, sabe lá Deus porque. Eu classificaria como alguma coisa entre péssimo e Paulo Coelho.)

3 comentários:

Anônimo disse...

Hum, ja disse o que eu acho que te fez perder 5 posicoes... mas fora isso, ta muitissimo bom! Talvez voce esteja usando algumas palavras desnecessariamente, pra dar um ar mais intelectual, mas dentro de alguns meses voce vai perceber isso, falar "caralho, é mesmo...", se lamentar por alguns segundos, rir por mais alguns, e comecar a colocar uns "mano véio" nos seus textos. Ou não! De qualquer forma, parabens! Tá bem legal... beigos primona!

A. disse...

civilização de cu é rola!

hauhauahuahauhauhaua... eu li civilizada e lembrei disso!

Fernando disse...

Já disse que estava muito bom! Deveria estar no lugar do meu. Lembro do dia em que li, reli e tresli seu texto, até captar o significado de "criação" que você passou de forma original. No fundo pensei: Que genial! É agora que me desanimo em mandar o meu... (é verdade)